17/06/2026
🚗 Acabou de tirar a carta de condução? Então há algo importante que deve saber.
ℹ️ Durante os primeiros 3 anos, os novos condutores estão sujeitos ao chamado regime probatório, um período criado para promover uma condução mais segura e responsável.
⚠️ Muitos recém-encartados desconhecem que determinadas infrações podem colocar a sua carta de condução em risco. Mas o objetivo deste regime vai muito além das consequências legais.
❗️Os primeiros anos ao volante são uma fase de aprendizagem. É neste período que se desenvolvem competências fundamentais como a perceção do risco, a antecipação de perigos e a tomada de decisões seguras em situações reais de trânsito.
👉 A experiência não chega no dia em que recebe a carta. Constrói-se em cada viagem.
🌐Saiba mais:https://prp.pt/regime-probatorio-portugal/