13/07/2023
Mercedes fecha unidade em Campinas com demissão de 300 metalúrgicos.
A Mercedes-Benz anunciou que encerrará suas atividades em Campinas (SP), onde realiza manufatura e logística de produtos, com o objetivo de terceirizar a operação. Dos 505 trabalhadores, 305 serão demitidos, enquanto outros 200 da área administrativa serão transferidos para a sede, em São Bernardo do Campo (SP).
A empresa informou o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região a respeito de decisão na semana passada. Na segunda-feira (26), os trabalhadores entraram em greve em defesa dos empregos após assembleia, mantida até a sexta-feira (30).
Sidalino Orsi Júnior, presidente do Sindicato, afirmou que a Mercedes-Benz alegou que não tem como rever a situação, porém mostrou-se aberta para ouvir proposta do sindicato na semana que vem. Júnior, entretanto, afirmou que não aceitará as demissões dos 305 empregados. “Queremos encontrar alternativas que garantam a manutenção dos empregos”.
Para esta segunda-feira (3), estava prevista uma nova reunião entre o sindicato e trabalhadores para definir um calendário de manifestações. “Vamos para a rua. Vamos conversar com prefeito, governador e presidente. Já protocolamos pedidos em todas as esferas. A Mercedes-Benz recebeu muito dinheiro do Estado em isenções tributárias. Agora chegou a hora de cobrar isso com a manutenção dos 305 postos de trabalho”, enfatizou Sidalino.
O metalúrgico destacou que a montadora não possui problema econômico, pois o setor fatura, em média, R$ 15 milhões por dia. “É uma questão de reestruturação. Ela quer economizar na folha de pagamento e garantir o lucro favorecendo a precarização do trabalho”, denunciou.
Inaugurada em 1979, a fábrica do interior paulista chegou a empregar 8 mil profissionais à época em que produzia o ônibus completo. Quando passou a fabricar apenas chassis essa operação foi transferida a São Bernardo do Campo.