13/11/2024
A Importância de Não Usar Celular ao Dirigir
O uso do celular ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito no mundo. Embora possa parecer inofensivo dar uma olhada rápida no telefone, a distração que ele causa é muito perigosa. A combinação entre dirigir e usar o celular pode tirar a atenção do motorista por alguns segundos, e mesmo esse curto período é suficiente para causar um acidente grave.
Quando um motorista desvia o olhar da estrada para ler uma mensagem ou atender uma ligação, ele perde a noção do que está acontecendo ao seu redor. Em apenas cinco segundos olhando para o celular, em uma velocidade de 80 km/h, o veículo percorre aproximadamente a distância de um campo de futebol – sem que o motorista tenha total controle. Isso aumenta muito o risco de colisão e pode resultar em ferimentos graves ou até fatais para o próprio motorista, passageiros e outros no trânsito.
Além disso, o uso de celular ao volante é proibido por lei e pode gerar multas e pontos na carteira de habilitação. Mesmo que algumas situações pareçam urgentes, é sempre melhor parar o veículo em um local seguro antes de usar o celular. Com a tecnologia, temos opções como o modo "não perturbe" ao dirigir, para evitar que notificações interrompam a concentração.
Lembrar-se de que a atenção total no trânsito é um dever com a própria segurança e a de todos. Evitar o celular ao dirigir é um gesto de respeito e cuidado com a vida.