20/11/2020
Provavelmente você já deve ter visto alguém ou algum conhecido abrir o capô do carro para colocar água dentro de um compartimento do motor, que é chamado de radiador.
O radiador é um dispositivo feito de alumínio que faz a troca de calor para o conjunto de arrefecimento, com função de impedir que o motor aqueça demasiadamente, fazendo com que a temperatura do motor não exceda os limites ideais para o bom funcionamento.
Porém, por mais que seja relativamente comum as pessoas colocarem água para abastecer o sistema de arrefecimento, será que essa é a opção certa?
É no radiador que acontece o controle da temperatura do motor. Também é nesta parte que existe a troca de calor do motor com o meio ambiente
O radiador é quem faz a troca de calor da água, recebendo o líquido aquecido (água + aditivo para radiador, idealmente, que circulou pelo motor para arrefecê-lo e resfriou para que a mesma água volte, dessa vez fria, a circular pelo motor a fim de manter a temperatura estável. O normal, pelo menos na maior parte dos motores, é que a temperatura fique entre 95 e 120° C.
Para que esse processo ocorra de maneira natural e sem problemas, o aditivo para radiador precisa estar em ótimas condições. Para quem ainda não sabe, o aditivo tem um papel extremamente importante no funcionamento do sistema de arrefecimento: ele compõe, da melhor maneira, juntamente com a água, o fluido do radiador. Conforme acontece a circulação da água pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição. Para que isso não aconteça, o aditivo para radiador, então, evita que a água ferva no motor.. Em locais ou dias muito frios, a água corre o risco de congelar no radiador enquanto o motor f**a desligado. O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.