26/11/2015
O painel de instrumentos do seu carro f**a descontrolado mesmo depois de abastecido quando você anda? O sinal da reserva do medidor de combustível continua acesso mesmo com o tanque cheio? Então é melhor você procurar ajuda rápido, pois reparos no painel costumam ser caros. Se verificou esses problemas recentemente, então ainda podem ser resolvidos.
É incomum, mas podem acontecer. Os mostradores, como o de velocidade, podem f**ar sem os números e sinais, o que prejudica, e muito, a vida do motorista urbano. A mesma coisa com o sensor do tanque reserva. Dentre as causas mais comuns, estão lâmpadas queimadas e erro na instalação de sensores. Em carros mais simples como o Volkswagen Gol G5, a mão de obra na troca de lâmpadas e o custo das lâmpadas em si (de R$40 a R$60) não são caros, mas quando o carro possui uma tela completamente digital (o que é comum em carros fabricados a partir dos anos 2000), é possível que o problema esteja no módulo do painel, o que é pior, nesse caso. Este sistema usa bobina para transmitir informações de velocidade aos ponteiros, no entanto, essas bobinas são caras e a mão de obra também.
mostrador_combustível_analógico_digital
Modelo de Mostradores de Combustível e Velocímetros. À esquerda analógico e à direita o digital.
Atualmente, o sistema usado para fazer a medição do odômetro e do velocímetro é magnético, feita por fios finos, como de telefone ligados a sensores. Isso diminui o custo da troca e da peça, já que tonou-se mais simples fazer esse serviço, apenas necessitando fazer a substituição dos cabos. Os veículos mais antigos (fabricados até os anos 2000) possuem sistema analógico de medição, por isso, estão propícios a falhas mais facilmente. No entanto, em casos de maiores falhas, é preciso averiguar outros componentes, como a boia do tanque de combustível. Assim, o serviço f**a mais demorado e com maior custo. Isso consiste na troca da peça e na reprogramação desses componentes para que o mostrador fique regulado ao nível correto.
Mas fique atento, se por engano, for feita troca de componentes da injeção eletrônica é provável que haja problemas mais sérios. Isso acontece porque alguns casos, a construção do tanque pode provocar defeitos mais complexos. Dessa forma, o veículo pode, por exemplo, apresentar o problema apenas quando está em uma subida. Nos carros Flex, é possível ainda que haja confusão entre a medição de gasolina e etanol. Preste atenção aos sintomas na hora de relatar à oficina devido a problemas simples que podem ser resolvidos apenas trocando o marcador. Como o processo para averiguação do processo pode incluir combustão, deve ser feito por profissionais.